Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > FAQ - Perguntas frequentes > Polo de Inovação Vitória
Início do conteúdo da página
FAQs - Polo de Inovação Vitória

Os Polos de Inovação foram criados para atender às demandas das cadeias produtivas dos diversos setores da economia por Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), e à formação profissional pra os setores de base tecnológica, visando à criação de processos e produtos inovadores.

 

O Polo de Inovação Vitória do Ifes estabelece parcerias com o setor produtivo (empresas de qualquer porte), por meio de convênios, para o desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à inovação, a fim de fortalecer a economia regional e nacional.

Quaisquer empresas industriais estabelecidas no Brasil (que possuam CNPJ), de qualquer porte.

Os projetos de pesquisa são liderados por professores com conhecimento e experiência na área da demanda por inovação. A equipe pode agregar alunos bolsistas dos cursos de graduação e pós-graduação e dos cursos técnicos, de qualquer instituição de ensino pública ou privada.
No caso dos projetos com recurso da Embrapii, os líderes de projeto devem ser da área de Metalurgia e Materiais.

Parte dos projetos é custeada pela empresa, com aporte financeiro para pagamento de bolsas, aquisição de insumos, etc; e a outra parte é custeada pelo Ifes - de forma não-financeira - por intermédio do uso da infraestrutura de equipamentos e pessoal da instituição.

Os projetos contratados via Polo Embrapii Ifes, a Embrapii custeia até um terço do valor total do projeto, sem reembolso. E para micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais há possibilidade de captar recursos junto ao Sebrae.

 

A Embrapii - Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial é qualificada como uma Organização Social pelo Poder Público Federal e tem por missão apoiar instituições de pesquisa tecnológica, em selecionadas áreas de competência, para que executem projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial.
Ela atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, tem objetivo de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.

É resultado da parceria do Polo de Inovação Vitória com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – a Embrapii. O objetivo da parceria é desenvolver e inovar a indústria nacional, atendendo às demandas empresariais por desenvolvimento tecnológico.

TAGS: Embrapii

A área de competência do Polo Embrapii Ifes é em Metalurgia e Materiais, com foco na tecnologia e processos de fabricação e nas propriedades físicas e químicas dos materiais. Nossas linhas de atuação são: processos siderúrgicos, ligas metálicas ferrosas, engenharia de superfícies, tratamentos térmicos e materiais cerâmicos.

Os projetos do Polo Embrapii sustentam-se sobre três pilares, cada um com participação de até 1/3 financiamento total do projeto:
1) o próprio Ifes, com sua infraestrutura de laboratórios e competência tecnológica dos pesquisadores, servidores e alunos;
2) a Embrapii, que custeia financeiramente parte do projeto;
3) a empresa parceira, que também financia o projeto, e se beneficia com a tecnologia desenvolvida.
Um pesquisador pertencente ao Polo de Inovação Vitória será sempre o responsável técnico por toda a execução do projeto.

- Custeio do projeto de PD&I partilhado com o Polo

- Equipe multidisciplinar

- Experiência do Polo em projetos similares de desenvolvimento de produtos e processos inovadores

- Agilidade

- Sigilo

- Propriedade intelectual

TAGS: vantagem

O Polo Embrapii Ifes faz parte do Polo de Inovação Vitória, que é uma estrutura do Ifes.
O Polo Embrapii Ifes é um exemplo das várias frentes de atuação e de parcerias que o Polo de Inovação Vitória pode firmar com os diversos segmentos do setor produtivo, no desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à inovação.
No caso do Polo Embrapii Ifes, as pesquisas acontecem na área de competência de Metalurgia e Materiais.

TAGS: IFES, materiais

Acesse a página “Participe” http://polo.ifes.edu.br/index.php/participe,

Faça download do formulário (Download), 

Preencha indicando sua demanda e encaminhe para: polodeinovacao@ifes.edu.br

Também pode entrar em contato:

telefone: 55 27 331-2276

Endereço: Av. Vitória, 1729, Jucutuquara, 29040-780 - Vitória-ES

http://polo.ifes.edu.br/index.php/participe

Fim do conteúdo da página