Página inicial > Notícias > Polos de Inovação em debate na Fenitec

Polos de Inovação em debate na Fenitec

Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2017, 14h50 | Última atualização em Segunda, 12 de Junho de 2017, 15h31

Durante a feira do IFMG, os Polos de Inovação apresentaram projetos e possibilidades de novos negócios.

Entre os dias 6 e 8 de junho de 2017, o Polo de Inovação Vitória participou da 1ª Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia (Fenitec), promovida pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). O evento contou com a presença de pesquisadores, empresários, estudantes, empreendedores e representantes de agências de fomento.

O diretor do Polo de Inovação Vitória, credenciado como Polo Embrapii Ifes, Marcelo Lucas Pereira Machado, participou da mesa redonda “Inovação, Ensino e Pesquisa”. A mesa contou também com a participação de representantes dos polos da Rede Federal: Fortaleza (IFCE), Campos dos Goytacazes (IFF) e Formiga, do instituto anfitrião do evento, também credenciados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Durante a apresentação do Polo do Ifes, o prof. Marcelo aproveitou para divulgar a assinatura do contrato entre o Sebrae e a Embrapii, que vai financiar micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais e startups de base tecnológica para desenvolverem projetos de inovação nas unidades e polos credenciados.

“Essa é uma grande oportunidade para que esse segmento ganhe competitividade e se diferencie no mercado, inclusive por meio de ações conjuntas com grandes empresas”, destacou o diretor do Polo. O contrato entre o Sebrae e a Embrapii possui duas linhas de financiamento: uma voltada para desenvolvimento tecnológico, para microempreendedores individuais, startups, micro e pequenas empresas; e outra de encadeamento tecnológico e pode contar, de acordo com demanda de mercado, com empresas de médio e grande porte.

Com o tema “Novos negócios: novos desafios”, a Fenitec proporcionou um ambiente propício para estreitar o relacionamento entre desenvolvedores de tecnologias e o setor produtivo, e para a discussão sobre inovação e o empreendedorismo no ambiente acadêmico.

A feira aconteceu edifício no SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development, um espaço dedicado ao empreendedorismo e inovação no centro de Belo Horizonte. No local, houve a exposição de projetos e estandes onde os inventores apresentaram criações e protótipos. O evento foi uma iniciativa do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFMG, e cerca de 400 pessoas durante os três dias do evento.

Com informações do IFMG.