Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Polos de Inovação se destacam em estande na Brasil Offshore
Início do conteúdo da página

Polos de Inovação se destacam em estande na Brasil Offshore

Publicado: Terça, 27 de Junho de 2017, 17h14 | Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2017, 17h38

A feira promoveu encontros para a prospecção de novos projetos em parceria com empresas.

 

Entre os dias 20 e 23 de junho de 2017, os cinco Polos de Inovação dos Institutos Federais marcaram presença em uma das maiores feiras da cadeia produtiva de exploração de petróleo e gás do país, a Brasil Offshore, em Macaé, no Rio de Janeiro. Os polos, que também são credenciados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), participaram do estande do Ministério da Educação na feira, realizaram reuniões e encontros de negócios para parcerias com a indústria em projetos de inovação.

Com foco no desenvolvimento produtos e processos inovadores para atender à demanda do setor produtivo, estiveram no evento os diretores, servidores e alunos vinculados aos polosCampos dos Goytacazes, do Instituto Federal Fluminense (IFF); Formiga, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); Fortaleza, do Instituto Federal do Ceará (IFCE); Salvador, do Instituto Federal da Bahia (IFBA); e Vitória, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Para o diretor-geral do Polo de Inovação Vitória, o professor Marcelo Lucas Pereira Machado, esta é “uma excelente oportunidade para o network com as empresas e os outros polos, além de conhecer as novidades da área”.

No "Espaço do Conhecimento", uma das áreas da feira dedicada à troca de conhecimento e experiências, o coordenador-geral de Planejamento, Orçamento e Gestão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação, Paulo Leão, apresentou um balanço das ações de inovação do ministério e as perspectivas para o incremento de novas parcerias e capacitação dos servidores e estudantes da rede para o desenvolvimento de pesquisa aplicada.

Ainda este ano, três novos polos nos institutos federais serão credenciados pela Embrapii, em atendimento à chamada 01/2017. "Vamos continuar batalhando para que mais instituições de ensino sejam credenciadas e, junto com isso, promover ainda mais a inovação na nossa rede", afirmou Leão.

Também no "Espaço do Conhecimento" da Brasil Offshore, o diretor-geral do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, Rogério Atem, explicou o funcionamento dos Polos Embrapii e as facilidades de acesso a recursos para inovação industrial que o credenciamento dos polos oferece. Além das indústrias, as micro e pequenas empresas (MPE), microempreendedores individuais (MEI) e startups de base tecnológica também podem aumentar sua competitividade e se diferenciar no mercado graças ao recente contrato firmado entre a Embrapii e o Sebrae, que disponibilizou R$ 20 milhões para garantir o atendimento aos pequenos negócios.

Destacando a ação conjunta dos polos, o gerente de Oportunidades de Negócios do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, professor Rodrigo Martins Fernandes, apontou que "a presença em um evento deste porte proporciona visibilidade das parceiras entre os institutos federais e as empresas e facilita a prospecção ativa para a realização de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)".

Um dos diferenciais dos Polos de Inovação dos Institutos Federais é participação de estudantes dos cursos técnicos, superiores e de pós-graduação nos projetos. "Isso contribui muito na formação dos alunos e, no contato com as empresas, agrega competências para aumentar a empregabilidade e para o empreendedorismo" afirma o professor.

Os visitantes da feira puderam conhecer uma parte dos projetos e parcerias que os Polos e os Institutos Federais realizam com a exposição equipamentos desenvolvidos por professores, alunos e empresas incubadas. Um deles foi a Estação Meteorológica Aerotransportável (EMA), equipamento para registro de dados meteorológicos a partir da elevação por drones, fornecendo parâmetros para avaliação atmosférica, produzido pelo Centro de Referência em Sistemas Embarcados e Aeroespaciais (CRSEA), vinculado ao polo do IFF.

Realizada na Bacia de Campos, principal centro de exploração de petróleo e gás do Brasil, a feira teve cerca de 550 marcas expositoras, 53 mil visitantes e movimentou R$ 250 milhões em investimentos, de acordo com a organização.

Conheça mais sobre os Polos de Inovação dos Instituto Federais:
Polo de Inovação Campos dos Goytacazes - IFF www.portal1.iff.edu.br/nossos-campi/polo-de-inovacao-campos-dos-goytacazes
Polo de Inovação Formiga IFMG www.polodeinovacao.ifmg.edu.br/
Polo de Inovação Fortaleza - IFCE http://ifce.edu.br/polodeinovacao
Polo de Inovação Salvador - IFBA http://portal.ifba.edu.br/polo_de_inovacao_salvador
Polo de Inovação Vitória - Ifes www.polo.ifes.edu.br

Com informações das assessorias do Polo de Inovação Vitória e da SETEC-MEC.

 

brasiloffshore_...
brasiloffshore_01 brasiloffshore_01
brasiloffshore_...
brasiloffshore_02 brasiloffshore_02
brasiloffshore_...
brasiloffshore_03 brasiloffshore_03
brasiloffshore_...
brasiloffshore_04 brasiloffshore_04
brasiloffshore_...
brasiloffshore_05 brasiloffshore_05
brasiloffshore_...
brasiloffshore_06 brasiloffshore_06
brasiloffshore_...
brasiloffshore_07 brasiloffshore_07
brasiloffshore_...
brasiloffshore_08 brasiloffshore_08
brasiloffshore_...
brasiloffshore_09 brasiloffshore_09
brasiloffshore_...
brasiloffshore_10 brasiloffshore_10
brasiloffshore_...
brasiloffshore_11 brasiloffshore_11
brasiloffshore_...
brasiloffshore_12 brasiloffshore_12
brasiloffshore_...
brasiloffshore_13 brasiloffshore_13
brasiloffshore_...
brasiloffshore_14 brasiloffshore_14

registrado em:
Fim do conteúdo da página