Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Início do projeto Reciclagem de Pasta de Baterias chumbo-ácido em Planta Piloto não Comercial
Início do conteúdo da página

Início do projeto Reciclagem de Pasta de Baterias chumbo-ácido em Planta Piloto não Comercial

Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2018, 14h19 | Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 12h00

Projeto visa a melhorar o desempenho da bateria, economizar energia e não emitir poluentes gasosos

No dia 8 de fevereiro, aconteceu na Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto) a reunião de kick-off do projeto Reciclagem de Pasta de Baterias chumbo-ácido em Planta Piloto não Comercial, que visa a implantar um processo mais limpo para reciclagem desse tipo de bateria, utilizada em automóveis. O projeto é resultado do convênio firmado entre o Polo de Inovação Vitória do Ifes, credenciado como Polo Embrapii em Metalurgia e Materiais, as empresas brasileiras Antares Reciclagem e Tudor M. G. de Baterias, um grupo de pesquisa da Universidade de Cambridge (Inglaterra) e a empresa inglesa de reciclagem Aurelius.

Após a saudação inicial do presidente da Facto, Klinger Ceccon Caprioli, a coordenadora do projeto de reciclagem, Deise Santos, apresentou os principais pontos da planta piloto de reciclagem de pasta de baterias para toda a equipe e também o plano de trabalho, vantagens e desafios, ressaltando que o resultado deste projeto será uma bateria reciclada com durabilidade maior e qualidade superior à existente. Deise destacou a importância da sua ida à Universidade de Cambridge para acompanhamento dos testes e para a implantação deste novo processo em escala de planta-piloto, pela primeira vez no Brasil.

O diretor-geral do Polo de Inovação Vitória, Marcelo Lucas Pereira Machado, chamou a atenção para a diferença entre macro entregas e etapas, salientando que, para ocorrer a finalização de cada macro entrega, é necessário obter o aceite das empresas TUDOR e ANTARES.

Em seguida, a coordenadora de compras da FACTO, Maihna Vago, alertou sobre os itens de compras, para que o cronograma do projeto seja cumprido sem atrasos. Por sua vez, a gerente de projetos, Karina Cortat, apresentou o sistema Conveniar para toda a equipe, reforçando as orientações para pedidos de compra.

Também participaram da reunião o pesquisador e professor do Ifes, André Gustavo de Sousa Galdino, e os bolsistas do projeto Wanderson de Souza e Silva e Fernando Silva Betim; além de o gerente executivo Thiago Zecchinelli Sampaio, a gerente de projeto, Cristiane Portugal, e a assistente de projetos, Annierin Santos, integrantes da equipe Facto.

 

Projeto Recicla...
Projeto Reciclagem Baterias Projeto Reciclagem Baterias
Projeto Recicla...
Projeto Reciclagem Baterias Projeto Reciclagem Baterias
Projeto Recicla...
Projeto Reciclagem Baterias Projeto Reciclagem Baterias

registrado em:
Fim do conteúdo da página