Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Pesquisadora do Polo de Inovação apresenta trabalho de reciclagem de baterias na Inglaterra e no Chipre
Início do conteúdo da página

Pesquisadora do Polo de Inovação apresenta trabalho de reciclagem de baterias na Inglaterra e no Chipre

Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 16h25 | Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2019, 16h27

Apresentações aconteceram na Embaixada do Brasil, em Londres, e em Simpósio Internacional de Reciclagem na cidade de Pafos (Chipre).

DEISE PALESTRA
A pesquisadora do Polo de Inovação Vitória, e servidora do Ifes, Deise Menezes Santos, apresentou a pesquisa desenvolvida pelo Polo Embrapii Ifes sobre reciclagem de baterias chumbo-ácido em eventos científicos na Embaixada do Brasil em Londres, dia 29, e no 6th International Symposium on Sustainable Secondary Battery Manufacturing and Recycling, que aconteceu na cidade de Pafos (Chipre), entre os dias 23 e 27.
A mostra “Brazil-UK Innovaon Showcase” foi organizada pelo Setor de Ciência e Tecnologia e de Cooperação Acadêmica da Embaixada do Brasil em Londres, e teve como objetivo apresentar o potencial e resultados de parcerias entre empresas brasileiras e britânicas no campo da ciência e inovação. O Simpósio Internacional do Chipre faz parte do Sustainable Industrial Processing Summit (SIPS 2019), evento anual voltado para pesquisas e desenvolvimento industrial que visam a alcançar a sustentabilidade por meio da ciência e tecnologia.
O Projeto NOVO PB é uma parceria entre Brasil (IFES, Embrapii, empresas Tudor e Antares) e Inglaterra (Universidade de Cambridge, Innovate UK e Aurelius Environmental) e desenvolve um processo mais sustentável de reciclagem de baterias de chumbo-ácido, utilizadas em automóveis.
O grande beneficio deste processo é a diminuição dos impactos no meio ambiente, já que atualmente a reciclagem é feita em altas temperaturas, provocando a liberação de gases tóxicos, além de produzir resíduo sólido perigoso que tem que ser descartado em aterro industrial, provocando riscos para o ser humano e para a natureza. A nova técnica desenvolvida utiliza um composto orgânico atóxico presente nas frutas cítricas como o limão.

DEISE UK 1

registrado em:
Fim do conteúdo da página