Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Prorrogadas até 3 de abril as inscrições para parceria em projeto Embrapii de reciclagem sustentável de baterias chumbo-ácido
Início do conteúdo da página

Prorrogadas até 3 de abril as inscrições para parceria em projeto Embrapii de reciclagem sustentável de baterias chumbo-ácido

Publicado: Sexta, 27 de Março de 2020, 17h07 | Última atualização em Sexta, 27 de Março de 2020, 17h12

Podem se inscrever as empresas da área de reciclagem de chumbo

Foram prorrogadas até o dia 3 de abril de 2020 as inscrições para nova parceria em projeto Embrapii de reciclagem sustentável de baterias chumbo-ácido do Polo de Inovação Vitória, método desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Cambridge, e que contemplará a primeira implantação em escala piloto no Brasil. A iniciativa faz parte de proposta aprovada em edital do Ministério da Economia com o Innovate-UK, Newton Fund e segue as regras de financiamento do modelo de encadeamento tecnológico SEBRAE/Embrapii.

O novo processo de reciclagem possibilita a obtenção direta de matéria prima para a reutilização em novas baterias, com substâncias mais seguras e em baixas temperaturas. Também possui maior eficiência energética e não emite gases perigosos. O tradicional processo pirometalúrgico de reciclagem de chumbo, apesar de estar em conformidade com as normas ambientais, ocorre em altas temperaturas, gerando escória e gases tóxicos.

Empresas da área de reciclagem de chumbo podem manifestar interesse na parceira até a nova data de 3 de abril de 2020 clicando neste link, indicando “Projeto NovoPb” no campo resumo da proposta, ou pelo e-mail polo.recursos@ifes.edu.br.

registrado em:
Fim do conteúdo da página