Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Formação de Recursos Humanos > POLO DE INOVAÇÃO VITÓRIA > PFRH > Pós-Graduação lato sensu em Engenharia Metalúrgica com ênfase em siderurgia
Início do conteúdo da página

Pós-Graduação lato sensu em Engenharia Metalúrgica com ênfase em siderurgia

Publicado: Terça, 12 de Fevereiro de 2019, 13h56 | Última atualização em Sábado, 30 de Outubro de 2021, 15h44

Conforme o plano de formação de recursos humanos (PFRH) proposto em 2018, foi ofertado um curso de especialização na modalidade presencial, tendo como objetivo a formação de 35 especialistas em Engenharia Metalúrgica com ênfase em Siderurgia de empresa parceira em projetos PD&I com Polo Embrapii IFES. O curso teve carga horária de 462 horas e duração de 18 meses.

Conforme processo n° 23147.002808/2018-08, o convênio 04/2018 foi firmado entre o Polo de Inovação Vitória, Fundação de apoio ao desenvolvimento da ciência e tecnologia - Facto e Arcelormittal Brasil S/A.valor de R$ 601.203,40  seiscentos e um mil, duzentos e três reais e quarenta centavos) foi custeado inteiramente pela empresa para a execução do curso no período de 11/10/2018 a 11/10/2020.

Aproximadamente 11% deste valor foi ressarcido ao Ifes, para melhorias de infraestrutura do Polo de Inovação e do campus Vitória. A execução deste curso permitiu que o IFES - Campus Vitória cumprisse o seu papel de agente de geração de mão de obra especializada, aumentando o nível de empregabilidade dos cidadãos deste Estado, colaborando para que os trabalhadores se tornem profissionais especializados. Além disso, fortalece o Polo de inovação Vitória no âmbito de PD&I.

 

Em termos específicos, este curso teve como objetivo:

I. Complementar a formação de profissionais de modo a capacitá-los à geração de soluções do setor siderúrgico;

II. Aumentar a interação entre o setor siderúrgico local com o IFES;

III. Viabilizar ao setor produ vo uma opção de pós-graduação Lato Sensu na área de engenharia metalúrgica;

IV. Disponibilizar ao par cipante conhecimento técnico-cien fico sobre os processos de produção de uma usina integrada.

Público-alvo

Este curso foi oferecido de portadores de diploma de curso superior. Especificamente, o programa de pós-graduação Lato Sensu em Engenharia Metalúrgica com Ênfase em Siderurgia foi idealizado para atender às necessidades de profissionais (funcionários da ArcelorMittal Tubarão) graduados nos cursos de engenharia ou da área de exatas, que não possuíam formação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais e com perfil de assumir cargos que necessitam de tomada de decisão.

 

Perfil do Egresso

O curso foi trabalhado de modo a permitir a formação de um egresso com conhecimentos sólidos em processos de fabricação de aço, com capacidade para atuar em cargos que necessitam de conhecimento teórico e técnico nos diversos  processos do setor siderúrgico. Essencialmente, atuando como vetor de desenvolvimento tecnológico e econômico. Buscou-se ainda a formação de profissionais capazes de também contribuir para o desenvolvimento da região por meio da realização de atividades técnicas, de ensino, de pesquisas e de extensão. No total foram treinados 32 alunos, para cada aluno foi designado o desenvolvimento de um projeto tecnológico com aplicação direta dentro da Indústria.

 

Portaria nº 2249, de 11 de outubro de 2018 - Autoriza a oferta única do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia Metalúrgica com Ênfase em Siderurgia - Campus Vitória

Extrato de Convênio nº 4/2018 - D.O.U. 24 de outubro de 2018 - Convênio entre Ifes, Facto e Arcelor-Mittal para oferta de curso

 

Atas

Calendário 2019/1

Calendário 2019/2

Calendário 2020/1

Corpo docente e colaboradores

Cronograma de atividades

Documentos acadêmicos

Fim do conteúdo da página