Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Polo de Inovação entrega resultados da primeira etapa do projeto de reciclagem de baterias
Início do conteúdo da página

Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 12h10 | Última atualização em Terça, 28 de Maio de 2019, 18h28

Próxima etapa prevê implantação do processo em planta piloto.

macroentre tudor 1

No dia 4 de abril de 2019, a pesquisadora líder do projeto de reciclagem de baterias (NovoPb), Deise Menezes Santos, apresentou os resultados da primeira etapa da pesquisa aos diretores das empresas parceiras, o diretor industrial da Tudor Baterias de Bauru/SP, Sérgio Luís Fioravante e o diretor da Antares Reciclagem, Almir Trindade. Também estavam presentes na ocasião, além de colaboradores da área técnica de ambas empresas, os gestores do Polo de Inovação, o diretor geral, Marcelo Lucas Pereira Machado e o diretor de planejamento, Estéfano Aparecido Vieira.

Os resultados da pesquisa foram considerados promissores pelas empresas e foi firmada a continuidade do projeto para a próxima etapa, que consiste na implantação do processo em planta piloto na Tudor de Governador Valadares.

O projeto Embrapii-IFES NovoPb trata da implantação de um processo mais sustentável de reciclagem de baterias de chumbo-ácido, utilizadas em automóveis, e está sendo desenvolvido por pesquisadores do Ifes em parceria com as empresas brasileiras Antares e Tudor, um grupo de pesquisa da Universidade de Cambridge (Inglaterra) e a empresa inglesa de reciclagem Aurelius.

O projeto faz parte da proposta aprovada em edital do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços com o Innovate-UK, submetida pela Antares Reciclagem. O método foi pensado por pesquisadores da universidade britânica, e essa será a primeira implantação em escala de planta-piloto no Brasil.

macroentre tudor 2 small

macroentre tudor 3 small