Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > “Expertise humana ainda é primordial na era da informação”
Início do conteúdo da página

“Expertise humana ainda é primordial na era da informação”

Publicado: Sexta, 03 de Maio de 2019, 15h45 | Última atualização em Sexta, 03 de Maio de 2019, 15h57

Projeto Polo nos Campi abre palestras sobre inovação e informação

GABRIEL VV

Esta foi uma das principais questões que o professor Gabriel Kaetan Baio Ferreira apresentou durante a palestra “Os Desafios da Ciência na Era da Informação”, para alunos, professores e servidores dos campi Vitória e Vila Velha, dia 2 de maio.

De acordo com Gabriel, sem a curadoria da informação gerada globalmente, e que cresce exponencialmente a cada ano, não se consegue estruturar o volume de dados armazenados e transferidos, e se extrair as informações necessárias. “Segundo a IBM Marketing Cloud, 90% de toda a informação no mundo foi criada nos últimos anos. Vivemos a era do Big Data, de grandes volumes de dados gerados em alta velocidade; da Inteligência Artificial, de máquinas aprendendo conceitos humanos a partir desses dados; e da Internet das Coisas, realizada pelo compartilhamento entre máquinas e humanos”, explicou o professor, que abordou também o crescimento das patentes e as conexões entre novas áreas, além de demonstrar como a plataforma Scifinder facilita o acesso, indexação e curadoria das informações, auxiliando as pesquisas.

Abrindo as palestras, o diretor-geral do Polo de Inovação Vitória, Marcelo Lucas Pereira Machado, o diretor de planejamento, Estéfano Aparecido Vieira, e a pesquisadora do Polo, Deise Menezes Santos, falaram sobre o Polo nos Campi, projeto que está percorrendo os campi do Ifes, apresentando as possibilidades de pesquisa cooperada que o Polo de Inovação Vitória oferece com empresas, principalmente por meio do convênio Polo Embrapii Ifes. Além de esclarecer as áreas de atuação e as especificidades entre o Polo de Inovação Vitória e Polo Embrapii Ifes, os pesquisadores falaram sobre os projetos em andamento, a importância da presença dos alunos nos projetos e, principalmente, a construção de uma rede de agentes de prospecção formada por pesquisadores de todos os campi.

MARCELO VIX

GABRIEL VIX

ESTEFANO VV

DEISE GABRIEL VV

registrado em:
Fim do conteúdo da página