Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Institucional
Início do conteúdo da página

Institucional

• História

O Polo de Inovação Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realiza projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados à inovação. Com a missão de atuar em projetos de pesquisa cooperados com empresas industriais, cumpre um dos objetivos dos Institutos Federais (IF): “realizar pesquisa aplicada, estimulando o desenvolvimento de soluções tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade”, conforme a Lei 11.892/2008 de criação dos IFs.

A partir do credenciamento que obteve junto à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), aliou a estrutura de recursos humanos e equipamentos do Ifes com recursos financeiros não reembolsáveis da Embrapii, para atender às demandas de PD&I das empresas industriais brasileiras. A Embrapii foi criada em 2013 para promover o desenvolvimento da inovação na indústria nacional, por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica. A empresa é qualificada como uma Organização Social pelo Poder Público Federal.

A iniciativa de criação de um Polo no Ifes começou em 2013, a fim de atender à demanda de inovação industrial tecnológica por meio da pesquisa aplicada no estado. O Polo de Inovação Vitória é uma estrutura do Ifes, conforme a Portaria MEC nº 819/2015.

Em outubro de 2015 foi firmado o Convênio Ifes-Embrapii 03/2015, quando o Polo de Inovação passou a atuar na modalidade “em estruturação”.

A articulação entre pesquisadores e empresas fundamentou a proposta encaminhada à Embrapii, e resultou na então aprovação da implantação do Polo Embrapii Ifes (PEIFES) na chamada pública 02/2014, para atuar na área de Metalurgia e Materiais. O PEIFES foi fruto do Termo de Cooperação EMBRAPII-Ifes nº 3/2015.

O Polo de Inovação Vitória (estrutura Ifes) operou como Polo Embrapii Ifes (credenciamento Ifes junto à EMBRAPII) a partir de 16 de setembro de 2015, nas instalações do  Campus Vitória - Ifes, no bairro de Jucutuquara, em Vitória (ES). Em maio de 2017, um segundo escritório do Polo passou a funcionar na Fábrica de Ideias, no mesmo bairro. Em janeiro de 2021 a diretoria do Polo passou a trabalhar em sala no 3º andar do Cefor - Ifes, em Jucutuquara e parte da equipe trabalhava nas instalações da Fábrica de Ideias. Em julho de 2021 o Ifes entregou a Fábrica de Ideias à PMV, quando toda a equipe do Polo ficou operacional nas instalações do Cefor. Em agosto de 2021 os então denominados Galpões do IBC, no bairro Jardim da Penha, foram cedidos ao Ifes pela Secretaria de Patrimônio da União. Em 6 de dezembro de 2021 o Polo de Inovação vitória estabeleceu sua sede no novo endereço em Jardim da Penha, em espaço reformado dentro da então recém-denominada Cidade da Inovação.

Em outubro de 2018 foi firmado o Primeiro Termo Aditivo ao Convênio Ifes-Embrapii 03/2015, estabelecendo metas até dezembro de 2021, com cbase em Plano de Ação para o período 2019-2021, quando o Polo de Inovação passou a atuar na modalidade “em consolidação”.

Em outubro de 2021 foi firmado o Segundo Termo Aditivo ao Convênio Ifes-Embrapii 03/2015, estabelecendo metas até dezembro de 2022 para execução de fomentos EMBRAPII.

Em janeiro de 2023 o Polo de Inovação Vitória passa a operar exclusivamente com outras modalidades de fomento. Consulte a EMBRAPII quanto à disponibilidade de parcerias com Unidades que operam seus recursos em diversas áreas, conforme as características técnicas de cada Projeto.

 

• Organograma

O organograma do Polo está definido no Anexo 4 da Resolução CS nº20/2019 - Regimento Geral do Ifes.

 

• Mapa Estratégico

O Mapa Estratégico está no Planejamento Estratégico do Ifes 2019-2023.

 

• Competências

Pesquisadores

A equipe de pesquisa do Polo de Inovação Vitória Ifes é constituída por pesquisadores de diversas áreas, que podem realizar projetos de PD&I desenvolvidos no âmbito de parcerias público-privadas.

Comitê Técnico Científico
O comitê tem a finalidade de avaliar as minutas dos projetos de pesquisa do Polo de Inovação Vitória quanto à inovação tecnológica e nível de maturidade de pesquisa (escala TRL).

Apoio
Cada projeto conta com uma equipe de apoio, formada pela gestão do polo, técnicos de laboratório, estudantes/bolsistas e pessoal alocado pela empresa parceira.

Projetos

Os projetos de PD&I com o Polo de Inovação Vitória operam em fluxo contínuo e devem ser submetidos em formulário eletrônico no site, no menu "Submeta uma proposta", ou diretamente pelo link https://polo.ifes.edu.br/index.php/submeta-uma-proposta

 

• Assinatura de Documentos

O Polo aceita documentos assinados eletronicamente.

Assinatura Eletrônica pelo gov.br (recomenda-se o vídeo na TV CRECI "Como fazer Assinatura Digital gov.br gratuita")

- Assinatura pelo SIPAC Ifes: o Polo enviará o link de cadastro para a pessoa externa ao Ifes e também o link com o tutorial. A liberação de acesso depende de tramitação pela Comissão Permanente de Gerenciamento de Processos Eletrônicos do Ifes (CPGPE) e o usuário deverá fazer a solicitação com antecedência à demanda que pretende atender.

 

• Abertura de Documentos e Processos

O Ifes utiliza o SIPAC para abertura de documentos e processos, onde também é possível que o usuário externo faça consultas. As atividades de protocolo e arquivo obedecem às normativas estabelecidas pela Comissão Permanente de Gerenciamento dos Processos Eletrônicos – CPGPE. Clique AQUI para acessar os instrumentos para classificação de documentos e processos segundo o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).

 

• Base Jurídica

Portaria MEC nº 819/2015 - Autoriza o funcionamento dos Polos de Inovação nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Portaria Reitoria nº 3.155/2016 - Anexo IV da Resolução Resolução CS nº20/2019 que institui o Regimento Geral do Ifes

Portaria Reitoria nº 24/2017 - Orientação de escrita do nome do Instituto e de seus campi

Planejamento Estratégico do Ifes 2019-2023

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Ifes 2019-2024

Portaria Reitoria nº 1.791/2018 - Delega competências ao Polo de Inovação Vitória

Resolução Conselho Superior nº 23/2018 - Aprova o Regimento Interno do Polo de Inovação Vitória

Resolução CS nº20/2019 - Regimento Geral do Ifes

Portaria MEC/SETEC nº 167/2022 - Dispõe sobre a implantação, o funcionamento e a política de fomento dos Polos de Inovação nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Institutos Federais) e no Colégio Pedro II e revoga a Portaria nº 37, de 29 de outubro de 2015.

 

• Localização e Contato

Conforme menu Contato.

 

• Horário de Atendimento

Conforme menu Contato.

 

• Agenda do Diretor Geral

Conforme Art. 2º, inciso IV, da Lei nº 12.813/2013, que dispõe sobre o conflito de interesses no exercício de cargo ou emprego do Poder Executivo federal, Decreto nº 10.889/2021, que dispõe sobre a divulgação da agenda de compromissos públicos e a participação de agentes públicos, e Portaria Ministério da Economia nº 121/2019, para conhecer a agenda do Diretor Geral do Polo de Inovação Vitória, clique aqui.

 

• Quem é quem

Os servidores e respectivas atribuições estão listados no menu Contato.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página