Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Institucional
Início do conteúdo da página

Institucional

Apresentação: Polo de Inovação Vitória e credenciamento Polo Embrapii Ifes (Convênio Ifes-Embrapii)

O Polo de Inovação Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realiza projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados à inovação. Com a missão de atuar em projetos de pesquisa cooperados com empresas industriais, cumpre um dos objetivos dos Institutos Federais (IF): “realizar pesquisa aplicada, estimulando o desenvolvimento de soluções tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade”, conforme a Lei 11.892/2008 de criação dos IFs.

A partir do credenciamento junto à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), alia a estrutura de recursos humanos e equipamentos do Ifes com recursos financeiros não reembolsáveis da Embrapii, para atender às demandas de PD&I das empresas industriais brasileiras.

 

Institucional Polo e Embrapii juntas2

História

A iniciativa de criação de um Polo no Ifes começou em 2013, a fim de atender à demanda de inovação industrial tecnológica por meio da pesquisa aplicada no estado. O Polo de Inovação Vitória é uma estrutura do Ifes, conforme a portaria nº 819, de agosto de 2015, do Ministério da Educação (MEC).

A articulação entre pesquisadores e empresas fundamentou a proposta encaminhada à Embrapii, e resultou na aprovação da implantação do Polo Embrapii Ifes (PEIFES) na chamada pública 02/2014, para atuar na área de Metalurgia e Materiais. O PEIFES é fruto do termo de cooperação nº 03/2015 firmado entre a Embrapii e o Ifes, em outubro de 2015.

O Polo de Inovação Vitória, também Polo Embrapii Ifes, começou a funcionar em outubro de 2015, nas instalações do Ifes – Campus Vitória, no bairro de Jucutuquara, em Vitória (ES). Em maio de 2017, um segundo escritório do Polo passa a funcionar na Fábrica de Ideias, no mesmo bairro. Em janeiro de 2021 a diretoria do Polo passa a trabalhar em sala no 3º andar do Cefor - Ifes, em Jucutuquara e parte da equipe nas instalações da Fábrica de Ideias. Em julho de 2021 o Ifes entrega a Fábrica de Ideias à PMV, quando toda a equipe do Polo fica operacional nas instalações do Cefor, aguardando mudança para novo endereço nos Galpões em Jardim da Penha (antigos Galpões do IBC).

 

Equipe Gestora

Acesse contatos.

 

Pesquisadores

A equipe de pesquisa do Polo de Inovação Vitória / Polo Embrapii Ifes é constituída por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Metalurgia e Materiais, além de pesquisadores das Coordenadorias de Mecânica e de Metalurgia do Ifes, que lideram os projetos de PD&I desenvolvidos no âmbito do polo.

 

Comitê Técnico Científico
O comitê tem a finalidade de avaliar as minutas dos projetos de pesquisa do Polo de Inovação Vitória, do ponto de vista da inovação tecnológica e nível de maturidade de pesquisa (escala TRL). No caso dos projetos vinculados à Embrapii, também avalia a vinculação dos projetos à área de competência credenciada (Metalurgia e Materiais).

 

Apoio
Cada projeto conta com uma equipe de apoio, formada pela gestão do polo, técnicos de laboratório, estudantes/bolsistas e pessoal alocado pela empresa parceira.

 

Polo Embrapii Ifes

O Polo Embrapii Ifes é fruto do termo de cooperação nº 03/2015 firmado entre o Instituto Federal do Espírito Santo e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – Embrapii em outubro de 2015.

A Embrapii foi criada para promover o desenvolvimento da inovação na indústria nacional, por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica. A empresa é qualificada como uma Organização Social pelo Poder Público Federal desde setembro de 2013.

A assinatura do Contrato de Gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI ocorreu em dezembro de 2013, tendo o Ministério da Educação – MEC como instituição interveniente. Os dois órgãos federais repartem igualmente a responsabilidade pelo financiamento dos Polos Embrapii IF.

Em outubro de 2018, a Embrapii aprovou o recredenciamento do Polo Embrapii Ifes até 2021, junto com o Plano de Ação para o período 2019-2021, que passa a atuar na modalidade “em consolidação”, com novos percentuais de financiamento de projetos.

Em outubro de 2021 novo aditivo de Cooperação Técnica do convênio Ifes-Embrapii estabelece metas até dezembro de 2022.

 

Organograma

 

Organograma

 

Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências do Polo de Inovação Vitória

Os principais documentos que regem as ações do Polo de Inovação Vitória estão disponíveis em Atos Oficiais Ifes.

 

Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências do Ifes

Os principais documentos que regem as ações do Instituto Federal do Espírito Santo estão disponíveis em Atos Oficiais Ifes.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página