Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Área de competência

Publicado: Terça, 08 de Março de 2016, 09h11 | Última atualização em Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 12h20

Metalurgia e Materiais

Enquanto credenciado junto à EMBRAPII a área de competência do Polo abrangia Metalurgia e Materiais, com foco na tecnologia e processos de fabricação e nas propriedades físicas e químicas dos materiais. As soluções tecnológicas abrangem desenvolvimento de novos materiais e de seus processos produtivos, bem como de modificações e melhorias de propriedades de materiais e otimização de processos já existentes, com ênfase no aumento da sua eficiência e na redução de impactos ambientais.


Linhas de atuação

Processos siderúrgicos

Desenvolvimento de melhorias de insumos e de preparação de matérias-primas, de etapas de processos com elevada eficiência e de produtos siderúrgicos, com ênfase nos aços, com base em processos de caracterização (física, química, estrutural e tecnológica), em simulações computacionais, na experimentação em escalas laboratorial e piloto e na implementação em escala industrial realizada conjuntamente com as empresas.

 

Ligas metálicas ferrosas

Desenvolvimento de processos e produtos metalúrgicos, com ênfase em ligas metálicas ferrosas em busca de prover maior resistência à corrosão e ao desgaste, propriedades superficiais especiais pela deposição de filmes finos e melhoria de propriedades pela aplicação de tratamentos térmicos, termomecânicos e termoquímicos.

 

Materiais cerâmicos

Desenvolvimento de refratários para processos siderúrgicos, de biocerâmicas e de cerâmicas tradicionais para aplicações variadas, com base na caracterização química, física, estrutural e tecnológica desses materiais. Inclui o desenvolvimento de novos processos para a fabricação desses materiais, o reaproveitamento de materiais residuais de outras indústrias, novas composições de massas cerâmicas, o dimensionamento de materiais alternativos para a indústria cerâmica e a incorporação de resíduos em massas cerâmicas. Também inclui o desenvolvimento de fundentes, de escórias sintéticas, de pós de cobertura para lingotamento contínuo e de outros insumos siderúrgicos relacionados à interação metal/escória/refratários, aliando as competências da área de materiais cerâmicos à de metalurgia.

 

Filmes finos

Desenvolvimento de composições e processos de deposição de filmes finos, mono e multicamadas, em superfícies por tecnologias de plasma, com base na caracterização química, física, dimensional, estrutural e tecnológica desses filmes e do substrato metálico. Inclui a aplicação de filmes finos na melhoria das propriedades superficiais de ligas metálicas e outros materiais, aliando as competências da área de filmes finos à de metalurgia.

 

 

Laboratórios

- laboratório de Pirometalurgia

- laboratório de Metalurgia Extrativa

- laboratório de Plasma Aplicado

- laboratório de Superfície

- laboratório de Corrosão

- laboratório de Análise Química

- laboratório de Caracterização de Materiais

- laboratório de Ensaio de Desgaste

- laboratório de Propriedades Mecânicas

- laboratório de Conformação Mecânica

- laboratório de Metalografia

- laboratório de Materiais Cerâmicos

- laboratório de Microscopia eletrônica e microanálise

Fim do conteúdo da página