Diretoria da Embrapii visita o Polo de Inovação do Ifes
A comitiva, que contou com a presença do diretor-presidente da empresa, Jorge Almeida Guimarães, apresentou o diagnóstico de maturidade de processos e insumos do Polo Embrapii Ifes.
O Polo de Inovação Vitória, do Instituto Federal do Espírito Santo, credenciado como Polo Embrapii Ifes, recebeu um grupo de cinco representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa em Inovação Industrial (Embrapii). Durante a visita, nos dias 14 e 15 de março, a diretoria da empresa apresentou o diagnóstico da maturidade dos processos e insumos do polo a partir do resultado da consultoria realizada em 2015.
Além do diretor-presidente, Jorge Almeida Guimarães, vieram de Brasília o diretor de Operações, Carlos Eduardo Pereira, e mais três membros da equipe técnica e de planejamento, ligados à gestão dos Polos IF, para discutir o processo de melhoria contínua da contratação e gestão de projetos do polo, e assim favorecer o alcance das metas pactuadas no Plano de Ação e no Termo de Cooperação, firmados entre o Ifes e a Embrapii, que garantiram o credenciamento da instituição como um polo na chamada 02/2014.
Durante a entrega do documento que sintetiza do diagnóstico do polo, estiveram presentes o reitor Denio Rebello Arantes e o pró-reitor de Pesquisa, Márcio Có; o diretor-geral do Polo de Inovação Vitória, Marcelo Lucas Pereira Machado, o diretor de Planejamento e Negócios, Estéfano Aparecido Vieira, e os demais membros da gestão; o diretor-geral do Campus Vitória, Ricardo Paiva, o diretor de Extensão, Sérgio Zavaris, e a diretora de Pesquisa, Márcia Regina Pereira Lima.
Outros tópicos da visita foram a discussão detalhada dos projetos já contratados pelo polo, a visita aos laboratórios da área de Metalurgia e Materiais onde estão sendo feitas as pesquisas, e o alinhamento dos instrumentos de acompanhamento da estruturação do polo pela Embrapii.
Mais recursos para projetos de PD&I
O diretor-presidente da Embrapii adiantou que está em negociação uma articulação com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para facilitar a aquisição de equipamentos pelas empresas, incluindo a possibilidade de chamadas específicas para os polos e unidades Embrapii.
Conheça mais sobre o Polo de Inovação do Ifes em www.embrapii.org.br/ifes.