Polo de Inovação Vitória e Vale celebram convênio de PD&I
O projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação conta com recursos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
No dia 8 de dezembro, o Polo de Inovação Vitória, credenciado como Polo Embrapii Ifes, assinou um convênio com a Vale e o Instituto Tecnológico Vale para o desenvolvimento de projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na área de materiais.
A execução técnica do projeto será coordenada pelo professor Adonias Ribeiro Franco Junior, da coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e Materiais do campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Outros pesquisadores também participarão da pesquisa, entre eles, professores, técnicos de laboratório e alunos.
“Trata-se de um projeto de pesquisa de grande relevância e aplicabilidade, pois visa ao aprimoramento do sistema de transporte do minério de ferro, aumentando a produtividade do processo. Com o aumento da vida útil dos materiais envolvidos neste processo reduz-se a necessidade de trocas constantes dos componentes, diminuindo, assim, o custo final”, afirmou o diretor-geral do Polo de Inovação Vitória, Marcelo Lucas Pereira Machado.
O valor do total do convênio é de R$ 291.925,14, e o período de execução previsto é de 24 meses. O Polo de Inovação Vitória/Polo Embrapii Ifes tem a responsabilidade de gerenciar e promover a execução do projeto. A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia – Facto também participa do convênio, responsável pela gestão financeira.