Contrato entre Polo Embrapii Ifes e Sebrae é tema de entrevista na Record News ES
A oportunidade para micro e pequenas empresas (MPE), microempreendedores individuais (MEI) e startups de base tecnológica capixabas conseguirem ajuda financeira para seus projetos de inovação industrial, por intermédio do contrato assinado entre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o SEBRAE nacional, foi assunto da entrevista concedida para o programa Link, da Record News ES, pelo diretor de planejamento e negócios do Polo Embrapii Ifes, Estéfano Aparecido Vieira, no dia 7 de julho.
Ao longo da entrevista, o jornalista e apresentador do programa, Carlos Tourinho, procurou esclarecer com o diretor do Polo Embrapii Ifes a maneira pela qual as MPE, MEI e startups podem ter acesso aos R$ 20 milhões disponibilizados pelo Sebrae nacional e com isso aumentarem a competitividade e se diferenciar no mercado.
“Para entendermos como funciona, basta imaginarmos a imagem de um bolo. Do valor total de cada projeto apresentado pelas empresas, um terço ‘desse bolo’ será bancado pela Embrapii nacional; outro terço pelo Polo Embrapii Ifes, onde o estudo será desenvolvido, e o terço restante ‘do bolo’ ficará sob encargo da empresa, mas com subsídio de até 80% do SEBRAE/ES, dependendo do projeto”, explicou Estéfano.
Outro ponto enfatizado durante a entrevista foi a menor burocracia para o empresário apresentar, a qualquer momento, a proposta ao Sebrae ou à apreciação do Polo Embrapii Ifes, sem a necessidade de passar pelos processos típicos de um edital. Mas o diretor Estéfano ressaltou que a viabilidade do projeto será avaliada dentro do rol de competências da unidade Embrapii, sendo a área do Polo Embrapii Ifes em Metalurgia e Materiais, com foco na inovação tecnológica industrial dos processos de fabricação e das propriedades físicas e químicas dos materiais.