Início do projeto Reciclagem de Pasta de Baterias chumbo-ácido em Planta Piloto não Comercial
Projeto visa a melhorar o desempenho da bateria, economizar energia e não emitir poluentes gasosos
No dia 8 de fevereiro, aconteceu na Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto) a reunião de kick-off do projeto Reciclagem de Pasta de Baterias chumbo-ácido em Planta Piloto não Comercial, que visa a implantar um processo mais limpo para reciclagem desse tipo de bateria, utilizada em automóveis. O projeto é resultado do convênio firmado entre o Polo de Inovação Vitória do Ifes, credenciado como Polo Embrapii em Metalurgia e Materiais, as empresas brasileiras Antares Reciclagem e Tudor M. G. de Baterias, um grupo de pesquisa da Universidade de Cambridge (Inglaterra) e a empresa inglesa de reciclagem Aurelius.
Após a saudação inicial do presidente da Facto, Klinger Ceccon Caprioli, a coordenadora do projeto de reciclagem, Deise Santos, apresentou os principais pontos da planta piloto de reciclagem de pasta de baterias para toda a equipe e também o plano de trabalho, vantagens e desafios, ressaltando que o resultado deste projeto será uma bateria reciclada com durabilidade maior e qualidade superior à existente. Deise destacou a importância da sua ida à Universidade de Cambridge para acompanhamento dos testes e para a implantação deste novo processo em escala de planta-piloto, pela primeira vez no Brasil.
O diretor-geral do Polo de Inovação Vitória, Marcelo Lucas Pereira Machado, chamou a atenção para a diferença entre macro entregas e etapas, salientando que, para ocorrer a finalização de cada macro entrega, é necessário obter o aceite das empresas TUDOR e ANTARES.
Em seguida, a coordenadora de compras da FACTO, Maihna Vago, alertou sobre os itens de compras, para que o cronograma do projeto seja cumprido sem atrasos. Por sua vez, a gerente de projetos, Karina Cortat, apresentou o sistema Conveniar para toda a equipe, reforçando as orientações para pedidos de compra.
Também participaram da reunião o pesquisador e professor do Ifes, André Gustavo de Sousa Galdino, e os bolsistas do projeto Wanderson de Souza e Silva e Fernando Silva Betim; além de o gerente executivo Thiago Zecchinelli Sampaio, a gerente de projeto, Cristiane Portugal, e a assistente de projetos, Annierin Santos, integrantes da equipe Facto.