Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Polo de Inovação Vitória desenvolve sistema que monitora sucata transportada em caminhões
Início do conteúdo da página

Polo de Inovação Vitória desenvolve sistema que monitora sucata transportada em caminhões

Publicado: Terça, 12 de Junho de 2018, 18h17 | Última atualização em Sexta, 15 de Junho de 2018, 15h40

A pesquisa visa à redução de custos do processo produtivo

A principal missão do Polo de Inovação Vitória do Ifes é realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados à inovação e atuar em projetos de pesquisa cooperados com empresas industriais, cumprindo um dos objetivos dos Institutos Federais (IF), que é o de realizar pesquisa aplicada, estimulando o desenvolvimento de soluções tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade.

Um dos projetos já concluídos teve como tema de pesquisa o “Desenvolvimento de um Sistema de Visão Computacional para Identificação e Monitoramento da Sucata Transportada em Caminhões”, coordenado pelo Prof. Dr. Richard Junior Manuel Godinez Tello, que desenvolveu um algoritmo de reconhecimento do tipo de sucata de aço a partir de imagens tiradas da caçamba de um caminhão de transporte.

Os estudos avaliaram a correlação de cargas de sucata de aço entre caminhões que entram e saem do processo de inspeção inicial, sendo que as imagens contendo diferentes tipos de sucatas foram pré-processadas e segmentadas, fazendo uso de filtros de Canny e Transformada de Hough para avaliar a seção de interesse. Segundo o Prof. Richard, a técnica de Bag of Features (BoF) foi aplicada para o reconhecimento de treze tipos de sucata, obtendo-se acurácia de 77% em média. Já para a validação de caminhões de entrada e saída foi utilizada a técnica SURF com discriminador RANSAC, obtendo-se uma média de 72% de precisão para imagens de treze caminhões de teste.


De acordo com o coordenador do projeto de pesquisa, a inovação deste projeto se dá pelo desenvolvimento deste sistema de detecção por intermédio da visão computacional, que utiliza técnicas e tecnologias atuais, visando à redução de custos nos diferentes níveis de um processo produtivo. Como o sistema funciona de forma automática, supera as limitações humanas como a fadiga e a percepção, tornando-se menos propenso a falhas.

monitora sucata caminhao 1

 

 monitora sucata caminhao 2

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página