Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Êxito na terceira macroentrega de projeto do Polo Embrapii Ifes em parceria com a Vale
Início do conteúdo da página

Êxito na terceira macroentrega de projeto do Polo Embrapii Ifes em parceria com a Vale

Publicado: Terça, 11 de Dezembro de 2018, 14h08 | Última atualização em Terça, 11 de Dezembro de 2018, 14h40

Equipamento é desenvolvido para atender necessidades da pesquisa e da empresa

 macroentrega iii b

No dia 10 de dezembro, aconteceu a apresentação e finalização da terceira macroentrega do projeto de pesquisa do Polo Embrapii Ifes “Desenvolvimento de material resistente ao esgaste para aplicação de placas de chutes de transferência com uso de Tribômetro de tambor impulsor”, para o professor e pesquisador titular do Instituto de Tecnologia Vale ( ITV), Amilton Sinatora. 

O projeto, que é coordenado pelo professor Adonias R. Franco Jr., tem parceria com a Companhia Vale e visa a desenvolver um equipamento – tribômetro - capaz de reproduzir os mecanismos de desgaste concorrentes que atuam na mineração, e propor tratamento térmico adequado para os materiais já empregados em chutes de transferência de minério de ferro que gere ganho de resistência ao desgaste.


“O projeto está correndo dentro do cronograma e hoje foram entregues os resultados da análise de microestrutura, tratamento térmico, mecanismos de desgaste de campo e o projeto e construção do equipamento de desgaste. O próximo passo é verificar se, com o equipamento, a gente consegue fazer a correlação entre a microestrutura e propriedades que a gente antecipa na análise microestrutural”, avaliou Sinatora.


Também participaram da macroentrega o professor Flávio A. de M. Pinto, o pós-doutorando Cássio S. de Carvalho, o mestrando Diego L. Rocha, os graduandos Ricardo S. Boldrini e Bruno P. Poubel, integrantes da equipe de pesquisa do projeto, além do diretor-geral do Polo de Inovação Vitória, Marcelo Lucas Machado.

macroentrega iii a

macroentrega iii c

registrado em:
Fim do conteúdo da página