Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > MCTI institui a calculadora de maturidade tecnológica baseada no Technology Readiness Level (TRL)
Início do conteúdo da página

MCTI institui a calculadora de maturidade tecnológica baseada no Technology Readiness Level (TRL)

Publicado: Domingo, 23 de Outubro de 2022, 09h21 | Última atualização em Domingo, 23 de Outubro de 2022, 09h21

Metodologia TRL tem o intuito de avaliar a maturidade das tecnologias


 

Foi publicada em 19 de outrubro de 2022, no Diário Oficial da União, a Portaria 6449/22, que institui a utilização de métrica para aferição da maturidade tecnológica dos projetos de CT&I.

A portaria, assinada pelo ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), propõe o uso do Sistema de Medição e Identificação do Nível de Maturidade Tecnológica dos projetos desenvolvidos no âmbito do MCTI e de suas unidades vinculadas.

O sistema de medição tem como objetivo avaliar a maturidade tecnológica dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação do MCTI e de suas unidades vinculadas, permitindo assim diferenciais estratégicos na avaliação, na execução de ações e alocação de recursos. Outro objetivo é aumentar a capacidade institucional das unidades vinculadas na captação de recursos financeiros não orçamentários por meio da classificação dos projetos, segundo suas características e natureza de apoio mais adequado.

O sistema contou com o levantamento bibliográfico das soluções baseadas na Metodologia do Technology Readiness Level (TRL), que é uma ferramenta de gestão que permite acompanhar a evolução de maturidade de um determinado projeto, provendo informações essenciais para a tomada de decisões relativas ao seu andamento. A metodologia TRL tem o intuito de avaliar a maturidade das tecnologias.

Conforme previsto na Portaria, o trabalho agora seguirá pela disponibilização, nos próximos 90 dias, de uma calculadora em versão web, de acesso livre e disponível no portal do MCTI, que poderá ser acessada por todos os atores do ecossistema de CT&I no Brasil e balizará a avaliação e classificação dos projetos inseridos no Sistema de Gestão de Portfólios de Projetos do MCTI (SEGE3P), que são disponibilizados ao público por meio da Plataforma investMCTI.

 

Fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2022/10/mcti-institui-a-calculadora-de-maturidade-tecnologica-baseada-no-technology-readiness-level-trl

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página