Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Conexão Polo Vale 2025: prospecção em demandas estratégicas da Pelotização
Início do conteúdo da página

Conexão Polo Vale 2025: prospecção em demandas estratégicas da Pelotização

Publicado: Quarta, 18 de Junho de 2025, 23h58 | Última atualização em Quinta, 26 de Junho de 2025, 20h58

conexao embrace

 

O Conexão Polo Vale 2025: prospecção em demandas estratégicas da Pelotização é uma capacitação de servidores para elaboração de Proposta Técnica de Pesquisa Aplicada em parcerias público-privadas. O Polo de Inovação realiza esta ação por meio de seu Programa de Formação em Recursos Humanos, mediando uma aproximação entre o Ifes e o setor produtivo.

O evento é uma Oficina composta de palestras e mesas de conversa. Esta iniciativa está alinhada ao Projeto EMBRACE, que visa capacitar educadores com ferramentas digitais inovadoras, alinhadas ao framework DigCompEdu, promovendo práticas pedagógicas modernas e acessíveis.

Financiado pela Comissão Europeia via Erasmus+, o projeto EMBRACE envolve uma coalizão internacional de instituições voltadas à transformação digital e à internacionalização do ensino universitário. Seu foco é capacitar docentes e gestores para desenhar e implementar trilhas e ambientes de aprendizagem online centrados no estudante, acessíveis, inclusivos e conectados com os desafios do mundo do trabalho.

No Brasil, o projeto é co-coordenado pelo IFSP, em parceria com o IFES e a UFABC, e conta com a participação ativa de docentes, técnicos e gestores educacionais de diversas unidades da rede federal. As universidades Areandina e UTP (Colômbia), o Instituto Politécnico de Bragança (Portugal) e a Häme University of Applied Sciences (Finlândia) compõem o consórcio de parceiros na execução do projeto.


Ação: Capacitação

Formato: Oficina com palestras e mesas de conversa para elaboração de propostas técnicas.

Data: 27 de junho de 2025

Horário: 9h às 17h

Local: Auditório da Cidade da Inovação do Ifes - Av. Anísio Fernandes Coelho, 1260 - Jardim da Penha, Vitória - ES, 29060-670.

Público-alvo: servidores e alunos do Ifes

Inscrições gratuitas e obrigatórias na Plataforma Integra Ifes. Vagas limitadas.

Link curto deste evento: bit.ly/polo-vale-2025


Programação:

9h Recepção (Coffee Break)
9h30 Abertura
10h Apresentação PPGTECS - Mestrado em Tecnologias Sustentáveis
10h15 Apresentação ProPECAut - Mestrado em Engenharia de Controle e Automação
10h30 Apresentação PPComp - Mestrado em Computação Aplicada
10h45 Apresentação PROPEMM - Mestrado e Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais
11h Palestra VALE: Supressor de material particulado para a pelota quente
11h30 Palestra VALE: Uso de Inteligência Artificial para Desenvolvimento de Análises de Falha de Ativos
12h Intervalo
13h30 Palestra VALE: Aumento de vida útil das barras de carro de grelha
14h Palestra VALE: Aumento da eficiência do forno de pelotização com engenharia de materiais
14h30 Apresentação: Como elaborar uma Proposta Técnica?
14h40 Mesas de conversas para elaboração de propostas por grupos
17h Encerramento (Coffee Break)

Palestras:

Palestra VALE: Supressor de material particulado para a pelota quente
Na produção de pelotas de minério de ferro, o controle do material particulado é essencial para garantir a segurança, eficiência e sustentabilidade do negócio. Esta palestra abordará o cenário atual e os desafios enfrentados pela indústria de mineração para o controle de emissões atmosféricas durante a estocagem e manuseio de pelotas, além de abordar soluções inovadoras que possam reduzir as emissões atmosféricas no desenvolvimento de supressores de material particulado para pelota quente, visando a melhoria de processos e da qualidade do ar.
Palestrante: Andrielly Moutinho Knupp
Atuo há 15 anos na área ambiental, tendo experiência em consultoria ambiental (Ecosoft), docência (Faculdade Multivix Vitória), órgão ambiental estadual (IEMA) e na indústria (Vale). Possuo formação em Engenheira Sanitária e Ambiental, Tecnóloga em Saneamento Ambiental e Mestre em Engenharia Ambiental. Atualmente, estou como Engenheira Sênior na Vale e atuo no desenvolvimento de projetos de pesquisa para mitigação de emissões atmosféricas e redução do consumo de água, e na definição de estratégia de curto e longo prazo para implantação de projetos de plantas de pelotização e briquetes que possuam premissas sustentáveis. 
Palestra VALE: Uso de Inteligência Artificial para Desenvolvimento de Análises de Falha de Ativos
Venha desenvolver uma inteligência artificial que permita a avaliação da estratégia de manutenção dos ativos após a ocorrência de um evento de falha, buscando produtividade e confiabilidade. O modelo deve avaliar e indicar desvios de estratégia e/ou execução que estejam atrelados ao modo de falha ocorrido, agilizando a análise dos engenheiros e permitindo a mitigação dos problemas com mais velocidade.
Palestrante: José Paulo Modolo Bezerra
Engenheiro Eletricista com ênfase em computação, atua na Engenharia de Gestão de Ativos da Pelotização Vale Brasil com estratégia de manutenção, estratégia de paradas, dados mestres de engenharia e dimensionamento de equipes.
Palestra VALE: Aumento de vida útil das barras de carro de grelha
As barras de carro de grelha são componentes essenciais no transporte de materiais a altas temperaturas, mas seu desgaste precoce pode gerar custos elevados e interrupções na produção. Nesta palestra, exploraremos:
- Os desafios que reduzem a durabilidade dessas barras (calor, atrito, oxidação).
- Soluções em materiais, revestimentos ou design que podem prolongar sua vida útil.
Se o pesquisador atua com materiais, engenharia de superfície ou tecnologias de monitoramento, venha descobrir como colaborar com soluções que unem durabilidade e economia para a indústria.
Palestrante: Suian Andrade Meira
Engenheira Civil (UESC), MSc. em Ciência, Inovação e Modelagem de Materiais (UESC), Especialista em Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos (Unyleya), Especialista em Mineração com foco em Pelotização (Gorceix) e Engenheira Senior na Gerência de Engenharia de Processos e Sustentabilidade da Pelotização da Vale.
Palestra VALE: Aumento da eficiência do forno de pelotização com engenharia de materiais
O forno de pelotização é um dos equipamentos mais críticos e energeticamente intensivos na produção de pelotas de minério. Pequenos ganhos de eficiência neste processo podem representar economia de milhões em custos operacionais e redução significativa de emissões.
- Nesta palestra, discutiremos como a engenharia de materiais está revolucionando a performance desses fornos, abordando:
- Materiais refratários avançados que resistem a altas temperaturas e desgaste, prolongando a vida útil do forno.
- Revestimentos inteligentes que melhoram a transferência de calor e reduzem perdas energéticas.
- Soluções inovadoras para reduzir paradas não programadas e aumentar a produtividade.
 
Palestrante: Marcos Vinicios da Silva Cavalcante
Técnico em Química e Eletrecidade, Engenharia Mecatrônica, e Mestre em Metalurgia ênfase transferência de calor. Atua na estratégia de Manutenção de médio e longo prazo e na eficiência operacional da manutenção das usinas de pelotizacao Brasil.
Palestrante: Jael Moutinho dos Santos
Técnico Metalurgista. Engenheiro Metalurgista com ênfase em materiais. Desenvolvimento de materiais metálicos, poliméricos e cerâmicos para a pelotização. Desenvolvimento de fornecedores no Brasil e no exterior.

Após as palestras terá início a capacitação para elaboração de propostas técnicas, no formato de mesas de conversas, onde grupos de pesquisadores poderão dialogar diretamente com a equipe técnica da empresa. As elaboração das propostas serão mediadas pela equipe do Polo de Inovação.


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página